13 de agosto de 2009

América tem caso suspeito de gripe suína


Foto: Thomaz Vita Neto
Legenda: Cortez sentiu os primeiros sintomas da doença no domingo

Vinicius de Paula (Diarioweb)

O atacante Cortez, do América, que atuou na derrota para o Rio Preto por 3 a 1, domingo passado, no estádio Teixeirão, está isolado num quarto desde segunda-feira numa das duas casas de jogadores mantidas pela diretoria americana. Existe a suspeita de que o atleta tenha contraído o vírus Influenza A (H1N1). Ele teve febre alta, tosse e dor de garganta ainda no domingo, mas só foi encaminhado ao Pronto Socorro Central ao meio-dia de segunda-feira. “Tomei duas injeções e o médico me receitou alguns antibióticos. Pediu para eu ficar em total repouso em casa durante três dias e caso não melhorasse era para voltar ao Pronto Socorro”, diz Cortez, que foi orientado a utilizar a máscara em lugares fechados e quando tivesse aglomeração de pessoas. “Também me orientou a não compartilhar copo, talheres e toalhas, além de lavar bem as mãos (com água e sabão ou álcool) antes das refeições”, acrescentou.

Apesar de medicado, Cortez ainda não se recuperou totalmente. “Passou a febre e a dor na nuca, mas continuo com muita tosse, dor no corpo e secreção nasal”, disse o jogador, que permaneceu nas últimas semanas em Rio Preto e não se lembra de ter feito contato com outra pessoa gripada. Ele afirmou que não foi solicitado nenhum tipo de exame no Pronto Socorro. O atacante passa por uma reavaliação física hoje no Teixeirão. “Quero ver se o América me libera para me cuidar em casa e tentar voltar na próxima segunda-feira”, disse Cortez, que é de São Simão, na região de Ribeirão Preto. Na casa do atleta, Cortez mora com o meia Luís Mário, o lateral esquerdo Eugênio, o atacante Marcinho e o goleiro Thiago. “Estou num quarto sozinho e evito deixar a casa para não piorar meu estado”, disse Cortez. Ao final do treino de ontem à tarde no Teixeirão, o zagueiro Rafael Piotto também reclamou de febre, tosse e dor no corpo. “Na terça-feira à noite conversei bastante com o Cortez e agora estou preocupado”, disse o jogador, que iria aguardar até hoje para ir ao médico.

O fisioterapeuta do América João Henrique Agostinho atacou de agente sanitário e passou a dar orientações aos jogadores. “O fundamental é adotar medidas de higiene, como usar lenços para espirrar, evitando levar a mão ao nariz ou tossir e lavar as mãos, além de repousar, beber bastante líquido e manter uma alimentação saudável”, disse o fisioterapeuta. O técnico Xande Marques, do América, espera que Cortez tenha adquirido uma gripe comum. “Só ficamos sabendo que o Cortez não estava bem ao final do jogo de domingo. Mas torcemos para que ele se recupere o mais rápido possível”, disse o treinador. “Precisamos evitar mais baixas no time”, acrescentou. O Rubro encara o Linense, domingo, às 10 horas, em Lins, na última rodada do primeiro turno do Grupo 1 da Copa Paulista.

Nenhum comentário: